sexta-feira, 27 de junho de 2014

5 dicas simples para começar a semana com o pé direito.

Segunda-feira sempre é aquele dia em que demoramos para entrar no ritmo. Para ajudar, seguem cinco dicas certeiras:

1. Acorde mais cedo

Eu sei que, na segunda-feira, tudo o que mais queremos é ativar o modo soneca do celular até o limite do possível, mas isso não adianta nada. Ficamos ali postergando a hora de acordar durante 5, 15, até 30 minutos e o sono sequer rende, nos deixando somente mais cansados e, o pior, atrasados! Sendo assim, acorde mais cedo. Se não fez isso hoje, tente fazer na próxima segunda-feira. Você verá como fará diferença não começar a semana naquele ritmo louco habitual. Com tranquilidade, tudo fica mais fácil.

2. Liste as 3 tarefas mais importantes

Ao chegar ao trabalho, liste as três tarefas mais importantes que precisa fazer hoje. Eu sei que você tem mais de 50 tarefas importantes e que a maioria delas precisava ter sido concluída na sexta-feira passada, mas foque nas três top-top – aquelas que, se você não fizer, a casa certamente cairá. Só depois disso abra sua caixa de e-mail e comece a trabalhar mesmo. Definir as prioridades antes de chegarem novas “urgências” dá o foco necessário para você concluir o que realmente precisa ser concluído, sem distrações.

3. Revise seus projetos

Quando terminar as três tarefas acima, revise seus projetos. Comece pelos do trabalho e, no horário de almoço ou de noite, em casa, revise o restante. Veja em que pé eles estão, faça anotações, defina os próximos passos. Essa revisão é importante porque te dá um panorama geral da sua vida, o que você está deixando de lado ou focando mais etc. Não precisa revisar seus projetos todos os dias – uma ou duas vezes por semana é o ideal, e o legal de fazer na segunda é que é um respiro em meio a tanta pressão. Te obriga a parar, analisar tudo e tomar decisões certas.

4. Verifique a sua agenda

Não é possível se organizar sem ter controle sobre os seus compromissos. Verifique a sua agenda e veja quais são as reuniões agendadas durante esta semana, aniversários, eventos, cursos, deadlines e o que mais for relacionado ao seu trabalho e compromissos pessoais. Se for necessário, defina os próximos passos (preparar uma apresentação, comprar um presente).

5. Faça um balanço no final do dia

Cerca de 40 minutos antes de ir embora, faça uma pausa para avaliar o que fez durante todo o expediente, o que poderia ter feito melhor, o que não foi tão legal e o que ainda ficou pendente. Já defina as três tarefas mais importantes para amanhã. Quando sair do trabalho e a caminho para casa, reflita sobre sua vida no geral e o que tem feito – seus projetos, suas áreas de interesse, sua família, tudo. Nunca deixe de fazer isso, pois a vida é uma só.

 

quarta-feira, 18 de junho de 2014

Feliz todo dia: veja seis dicas simples para melhorar o humor.

Não é preciso trocar de carro ou mudar todo o guarda-roupa para encontrar a felicidade - basta incorporar hábitos simples e manter o foco em pensamentos positivos Foto: Getty Images 

Não é preciso trocar de carro ou mudar todo o guarda-roupa para encontrar a felicidade - basta incorporar hábitos simples e manter o foco em pensamentos positivos 

Positividade pela manhã 
O seu primeiro pensamento do dia não pode ser algo como: “já é sexta-feira?”. Tente, no lugar disso, pensar: “esse será um dia maravilhoso”; “tenho sorte por estar vivo”; “viverei uma experiência incrível”. Mantenha post-its com essas frases perto da sua cama ou no espelho do banheiro, para que você se lembre de cultivar estes pensamentos positivos.
Diga “eu te amo” todos os dias
Antes de sair de casa, diga “eu te amo” para as pessoas queridas, ainda que seja por mensagem ou e-mail. Diga isso para o seu parceiro, seus filhos, seus animais de estimação. Olhe para o espelho e diga isso a você mesmo. Abra o seu coração para o amor e o seu humor irá melhorar. Fomos feitos para nos conectar com os outros seres e, quando fazemos isso, nos sentimos melhor.
Sorria
Sempre que alguém perguntar como você está, busque na sua mente pelo menos um motivo que mostra o quanto a vida é grande. Diga: “estou ótimo”, e perceba como as pessoas ao seu redor respondem. Quando você fala isso com energia e um sorriso, você manda uma mensagem para o seu cérebro de que você, de fato, é feliz.
Deseje o bem
Quando estiver no carro, no trem, no metrô ou caminhando para o trabalho, olhe ao seu redor e deseje o bem para eles. Deseje paz, alegria e amor. Cada pessoa que você vê está lutando com suas próprias batalhas – saúde, finanças, justiça, solidão, idade, perdas . Abra o seu coração com compaixão pelos outros e seu nível de felicidade irá crescer.
Respire profundamente
Sempre que você tiver uma pausa, para tomar um café ou ir ao banheiro, tire um momento para uma profunda respiração. Tente fazer contando até cinco: respire em cinco, segure por cinco e exale por cinco. A respiração profunda acalma o corpo e a mente, tornando-se um atalho ideal para a paz interior.
Seja grato, toda noite
Antes de dormir, faça uma revisão do seu dia e lembre de três coisas pelas quais você é grato. Pode ser ligada ao seu relacionamento, a boas notícias ou um e-mail bacana. Seja grato pela comida, por ter uma cama quentinha, pela sua visão. Você definitivamente vai descansar em paz quando passar a contar bênçãos no lugar de carneirinhos.

 

quarta-feira, 11 de junho de 2014

Como proteger a saúde do ar seco.

Clima favorece crises respiratórias e até problemas mais graves como o infarto.

O tempo seco, além de incômodo, aproxima problemas de saúde como rinite, asma e bronquite, além de outros mais sérios como infarto e acidente vascular cerebral (AVC).
A boa notícia é que algumas “receitas caseiras” ajudam a melhorar a qualidade do clima que chega aos pulmões. Colocar uma bacia cheia d’água no ambiente de trabalho – ou na sala e quarto – funciona mesmo, garantem os especialistas. Deixar o ambiente mais úmido é uma excelente maneira de evitar que os hospitais fiquem mais cheios.
Dados da Secretaria Municipal de Saúde paulistana indicam que quando o ar está seco, o movimento na ala de inalação cresce em até 30%, com picos de 50% a mais de movimento.
Já para os casos de infarto e avc a explicação da Sociedade Brasileira de Cardiologia é que o sangue fica mais denso, “entope” mais as veias e faz com que os acidentes vasculares cerebrais e panes no coração fiquem mais recorrentes.
Se atrelado ao fenômeno de baixa umidade, a temperatura estiver alta, oito idosos morrem a mais por dia, já contabilizou o Laboratório de Poluição da Universidade de São Paulo (USP).
O acúmulo de poluentes é outra consequência ruim da temperatura seca. Os gases tóxicos não conseguem dispersar na atmosfera, o que deixa os olhos com mais ardência e a garganta seca, com pigarro.

 Moringas e garrafas para a sua casa.

Para aliviar os sintomas, a Secretaria de Saúde de São Paulo dá algumas dicas para lidar melhor com o ar seco:

• Crianças e idosos são os mais afetados pela baixa umidade do ar, por isso, é necessário atenção especial a esses dois grupos. Incentive a ingestão de bastante água (cerca de dois litros ao dia), além de sucos naturais feitos de maneira adequada e água de coco
• Também é importante manter a higiene doméstica. Evite o acúmulo de poeira, que desencadeia problemas alérgicos
• Prefira alimentos frescos e produzidos o mais próximo possível do horário de consumo. Substitua frituras por alimentos assados, assim como o sorvete de massa por picolé, especialmente de frutas. Queijos amarelos podem ser trocados por queijos brancos
• Durma em local arejado e umedecido. Isso contribui para uma noite de sono tranquila (os ambientes podem ser umidificados com toalhas molhadas, reservatórios com água e até umidificadores)
• A pele também merece atenção especial neste período. Evite banhos com água muito quente, que ressecam a pele, e use, sempre que possível, um creme hidratante. Em caso de irritação das vias aéreas e dos olhos, use soro fisiológico para lavar os olhos e as narinas.

 

segunda-feira, 2 de junho de 2014

Por uma cozinha simples assim - Dicas que facilitam.

 

Cozinhar não tem mistérios, mas tem uns segredinhos. E,  esses segredinhos, quando desvendados, tornam nosso trabalho bem mais fácil na cozinha. Fico feliz da vida quando descubro algo assim, que torna minha ida na cozinha ainda mais prazerosas. E, como se diz que o que é bom é para ser partilhado , trago hoje para vocês meus novos "achados". Espero que gostem e que os ajudem nos trabalhos da cozinha.

Calcule o feijão: 1 xícara de feijão cru serve três pessoas depois de pronto.

 

Ralando legumes: Depois de ralar frutas e legumes, dá o maior trabalho limpar o ralador. A melhor maneira é cobrí-lo com filme plástico, e só então ralar. 

 

Para que o bolo não grude no prato em que vai ser desenformado, polvilhe o prato com açúcar de confeiteiro.
 

O peixe não gruda na assadeira e fica com mais sabor se o fundo da assadeira for forrado com uma camada de fatias de batatas cruas. 

 

O queijo não endurece se você passar manteiga ou margarina na parte cortada.

 

Como não deixar o óleo queimar
Muitas vezes quando usamos o óleo para fazer alguma fritura, dele vai ficando preto, não ? Pois experimente colocar 1 colher de café de álcool ANTES de acender o fogo.Cuidado: É MUITO IMPORTANTE que o fogo ainda NÃO esteja acesso, caso o contrário não adicione o álcool.
Depois é só usar o óleo normalmente, e não precisa adicionar mais álcool toda vez que for usar o mesmo óleo, ele ficará clarinho, como se fosse novo.